Fontes de Energia Renovável

Spread the love

O mundo é um organismo em movimento. Máquinas, equipamentos, carros, aviões, tudo se move por meio de energia. E essa energia pode ser obtida de diversas maneiras.

Chamamos fontes de energia os recursos a partir dos quais ela pode ser obtida, sendo estes: primários (água, sol, vento) ou secundários (gasolina, diesel). São essas fontes que nos permitem movimentar veículos e máquinas, ter luz elétrica e outros benefícios do mundo moderno.

o que é energia renovável

No entanto, embora oriundas da natureza, nem toda fonte de energia é inesgotável. O petróleo, por exemplo, é uma fonte de energia fóssil que não se renova e corre o risco de se esgotar.

É por isso que o debate em torno do uso de fontes de energia alternativas torna-se cada vez mais necessário na sociedade, na política e em órgãos ambientais. Vamos conhecer mais sobre esse assunto?

O que é energia renovável?

Energia renovável é aquela que se obtém a partir de fontes naturais que se regeneram espontaneamente ou através da intervenção humana, como a energia do sol, do vento, das águas e do calor da Terra.

Ao contrário de recursos não renováveis, como o petróleo ou o carvão, elas se restauram naturalmente, sendo assim opções importantes para a sustentabilidade do planeta.

Para que serve a energia renovável?

No trabalho, no lazer, no transporte, diariamente, todos nós precisamos de energia elétrica e combustíveis. E essa energia pode ser renovável ou não. Com a eminência de colapso de algumas fontes de energia, principalmente fóssil (petróleo e carvão) e a ameaça ao meio ambiente (aquecimento global), a humanidade vem buscando opções menos poluentes e mais abundantes, o que faz das energias renováveis uma alternativa bastante promissora. Portanto, a maior utilidade da energia renovável é atender à demanda energética do mundo atual, sem poluir e sem o risco de se esgotar.

Entre os tipos de energia renovável estão:

  • Solar
  • Eólica
  • Hídrica (hidráulica)
  • Biomassa – matéria orgânica
  • Geotérmica
  • Energia de hidrogênio

Conheça um pouco mais sobre essas fontes, como são obtidas, suas vantagens e desvantagens.

ENERGIA SOLAR – O sol é uma das mais proveitosas fontes de energia renovável, tanto para produção de calor quanto de luz, principalmente em face dos desafios ambientais que enfrentamos. Renovável e abundante, está entre as fontes de energia mais limpas e sustentáveis.

Com capacidade de irradiar por ano cerca de 10.000 vezes a energia consumida no mundo, a energia solar não traz danos para o ambiente. Países como Israel, França e EUA fazem uso de estações de captação ou painéis solares para aquecimento de água e para gerar eletricidade.

BIOMASSA – Por meio de tecnologias, convertemos em energia vários tipos de matérias orgânicas de origem vegetal ou animal (cana de açúcar, milho, esterco, madeira). Um exemplo de energia de biomassa é o uso de resíduos de cana de açúcar (bagaço) em usinas para produzir etanol.

Além de ser uma fonte renovável em curto espaço de tempo, a energia de biomassa gera baixas quantidades de poluentes.

ENERGIA EÓLICA – Trata-se da energia captada pela força dos ventos. É obtida pelo movimento de hélices ligadas a uma turbina, que acionam um gerador elétrico. Além de ser uma fonte inesgotável, tem como vantagens não emitir gases poluentes nem gerar resíduos. Entre países que fazem uso da energia eólica estão: Estados Unidos, Dinamarca, Grécia, China e Holanda. É uma ótima fonte potencial de energia para o território brasileiro, pois contamos com ventos bastante favoráveis para sua aplicação.

ENERGIA HÍDRICA/HIDRÁULICA – É a energia das hidrelétricas, obtida pelo movimento das águas dos rios (força cinética), por meio de um desnível ou queda d’água. Com a grande quantidade de rios que temos no Brasil, nossas usinas hidrelétricas são responsáveis pelo abastecimento de energia na maior parte do país, com a vantagem de não causar poluição nem do ar nem das águas.

Entre os países que mais produzem hidroeletricidade estão o Canada, o Brasil e China.

ENERGIA GEOTÉRMICA – É obtida do calor do interior da Terra. As águas quentes e os vapores são aproveitados para a produção de eletricidade e calor. Já mais próximo à superfície, a água subterrânea, ao atingir temperaturas de ebulição, serve para impulsionar turbinas, gerando eletricidade e aquecimento.

ENERGIA DOS OCEANOS – Essa energia consiste na transformação da energia contida nas ondas do mar em energia elétrica. Limpo e renovável, esse recurso é bastante empregado em Portugal, Reino Unido, Japão e Noruega.

ENERGIA DO HIDROGÊNIO – A combinação do hidrogênio com o oxigênio produz vapor de água e libera energia, que é convertida em eletricidade. É uma fonte de geração relativamente nova, mas já existem protótipos de automóveis movidos a hidrogênio.

Energia Renovável e Não Renovável: você sabe a diferença?

Como dissemos, as energias renováveis são aquelas que alcançamos a partir de fontes naturais permanentes, como a luz do sol, a força dos ventos e também resíduos orgânicos. São energias “ecologicamente corretas” e têm tido um papel fundamental no mundo atual.

Já as fontes de energia não renováveis, embora também oriundas de recursos naturais, como a energia fóssil (petróleo, carvão, gás natural), não se restauram espontaneamente. Além de correrem o risco de acabar, por conta da má utilização humana, essas fontes ainda afetam o meio ambiente, pela emissão de gases que provocam o efeito estufa e o aquecimento global.

Energia renovável no Brasil

O Brasil hoje ocupa lugar de destaque entre os países que lançam mão desses recursos, sendo que 45 % da energia produzida no país vêm de fontes renováveis.

Veja alguns exemplos:

ENERGIA HIDRÁULICA – principal fonte de energia elétrica do país: 90% da eletricidade consumida em todo o território brasileiro vem das usinas hidrelétricas. Além disso, temos o terceiro maior potencial hidráulico do mundo, atrás apenas da Rússia e da China.

ENERGIA EÓLICA – o Brasil é, na América Latina, o país com maior potencial para desenvolver esse tipo de energia, devido à força de nossos ventos especialmente no Nordeste. Embora com produção restrita, estamos no quarto lugar mundial em expansão da capacidade eólica instalada, perdendo apenas para China, EUA e Alemanha.

BIOMASSA – Outro tipo de energia renovável que vem crescendo no Brasil, tendo como exemplo as usinas que produzem etanol a partir de cana de açúcar. Cerca de 8% da demanda energética do país são supridos por biomassa, podendo-se citar entre eles o uso de lenha na produção em fábricas de cerâmica e o carvão vegetal para redução de ferro gusa em fornos siderúrgicos.

Energias Renováveis – Vantagens e Desvantagens

Muito se comenta sobre a importância da energia renovável, diante dos problemas que o mundo enfrenta com relação à poluição ambiental e ao colapso de fontes expressivas como os poços de petróleo. No entanto, há quem aponte restrições ao uso desse tipo de energia, citando, entre outras, o alto custo de instalação de algumas. Por isso, vale a pena conhecer melhor os prós e contras do uso de energias renováveis:

Vantagens:

  • FONTES PERMANENTES – As fontes renováveis nunca se esgotam, por isso são mais confiáveis e evitam prejuízos desastrosos como seria por exemplo, a escassez de petróleo no mundo.
  • PRESERVAÇÃO AMBIENTAL – Por não gerarem resíduos ou gases poluentes, as fontes renováveis como energia solar ou hidráulica contribuem para evitar o aquecimento global.
  • GERAÇAO DE EMPREGOS – Assim como a energia não renovável, essas fontes garantem o funcionamento de fábricas, empresas, indústrias, gerando empregos para a população.

Desvantagens:

  • INSTABILIDADE CLIMÁTICA – Como as fontes de energia oriundas da força das águas, do vento ou luz solar dependem da natureza, estão sujeitas a alterações climáticas. Com pouca luz solar, vento ou quando reservas das hidrelétricas enfrentam uma estiagem, a produção energética é reduzida.
  • QUANTIDADE – Mesmo eficazes, as fontes de energia renováveis não geram quantidade de energia igual à produzida por combustíveis fósseis. Para isso, é preciso ampliar significativamente o número de usinas de energia renovável.
  • ALTO CUSTO DE INSTALAÇÃO – Algumas fontes de energia renováveis necessitam de altos investimentos. No caso de hidrelétricas, por exemplo, sua instalação demanda um grande custo inicial, estudos prévios e ainda o remanejamento de populações inteiras para a construção das usinas, gerando assim problemas sociais. Além disso, embora a energia hidrelétrica não gere poluição, ela causa impacto ambiental, por conta do represamento de águas.

Energia Nuclear é Renovável?

Quando se fala em energia nuclear, muita gente pensa logo em guerra, mas na verdade essa é uma boa alternativa energética, desde que usada com responsabilidade.

Na França e na Ucrânia, por exemplo, as usinas nucleares são indispensáveis para gerar eletricidade. Ao contrário do que se imagina, a energia nuclear é uma fonte de energia limpa, pois sua produção ou uso liberam poucos gases de efeito estufa. No entanto, essa fonte de energia não é renovável. Entre os aspectos negativos, está o fato de poder ser usada para fins bélicos, além de ser uma energia perigosa. Por ser obtida a partir de materiais radioativos como urânio e plutônio, o maior perigo da energia nuclear é o vazamento desses materiais, que podem contaminar o ar, a água e o solo, com consequências desastrosas para a saúde da população.