Pesquisa Eleitoral

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A pesquisa eleitoral, também chamada de pesquisa de intenção de votos em época de campanha eleitoral, é uma ferramenta estatística muito importante no processo eleitoral. Esta ferramenta serve para avaliar a influência dos políticos na população de um país, estado ou município.

o que é pesquisa eleitoral

A pesquisa eleitoral não serve apenas para avaliar estatisticamente os votos de uma determinada população em um político, também servem para avaliar o nível de aceitação ou concordância com o projeto de governo e as ações de um partido político ou de um político. Os partidos fazem uso dos resultados das pesquisas eleitorais, durante o período eleitoral, para saber se suas campanhas estão surtindo os efeitos desejados, ou seja, convencer os eleitores a votar em seus nomes ou suas legendas.

Estas pesquisas são normalmente encomendadas por veículos de mídia jornalística, revistas e jornais impressos que fazem uma ampla divulgação destes resultados. Sua divulgação tem um impacto muito significativo na opinião pública, podendo em alguns casos mudar completamente o cenário político. Existem órgãos que fazem pesquisas periódicas com o intuito de avaliar a popularidade dos políticos.

Metodologia pesquisa eleitoral

As pesquisas eleitorais encontram sua fundamentação na ciência da estatística. A estatística é considerada por alguns teóricos como um ramo da matemática, ao passo que para outros, trata-se de uma ciência independente e diferente da matemática. A ciência estatística trabalha com a colheita de dados, o tratamento dos mesmos e a análise e conclusões oriundas deste processo.

No Brasil, o Ibope é um órgão que, há mais de 70 anos, faz pesquisa eleitoral durante o período de campanha. O Ibope toma como referência para suas pesquisas eleitorais os dados obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que conduz o Censo além de outras pesquisas. Além do IBGE, o Ibope também consulta os Tribunais Regionais Eleitorais e o Tribunal Superior Eleitoral para saber o número de eleitores e demais informações relevantes sobre a população de votantes na eleição, que é objeto de pesquisa estatística.

É em posse destes dados, mais as informações dos candidatos à eleição, que o Ibope parte para as ruas afim de colher os dados que refletirão a opinião pública sobre as eleições. As pesquisas eleitorais são capazes de monitorar o comportamento do eleitor com o passar do tempo, mostrando que, ao longo do período de campanha, a opinião sobre os candidatos muda, de acordo com as informações lançadas pela mídia e inclusive pela divulgação das próprias pesquisas eleitorais que são regularmente divulgadas.

As pesquisas eleitorais podem ser de vários tipos, por exemplo:

  • Pesquisas de análise de viabilidade de candidaturas;
  • Diagnóstico do cenário político;
  • Grau de confiança em um partido ou em um candidato;

Como fazer uma pesquisa eleitoral para prefeito

O primeiro passo é definir muito bem os objetivos da pesquisa. Ou seja, o que se quer, especificamente pesquisar.

Depois, é necessário fazer um mapeamento da região que se pretende pesquisar, como se trata de uma pesquisa eleitoral para prefeito, a região pesquisada deve compreender o município e os distritos, bem como bairros afastados, toda a cidade e a área rural. É importante investigar as características demográficas da região pesquisada. Estes dados podem ser conseguidos pelas informações divulgadas pelo IBGE.

Em seguida, é preciso levantar questões importantes para a pesquisa e que podem responder aos pontos levantados no objetivo da pesquisa. O questionário da pesquisa deve ser facilmente respondido, com questões simples e objetivas, isso garante que não haja confusão na interpretação da questão pela amostra. A amostra para uma pesquisa eleitoral para prefeito contará com representantes de diferentes realidades socioeconômicas e diferentes níveis educacionais.

O questionário de pesquisa eleitoral deve começar perguntando se o entrevistado é morador da cidade e em seguida perguntar se o entrevistado vota na cidade. A pesquisa também pergunta o sexo do entrevistado, idade, grau de instrução, estado civil, renda, religião, avaliação da gestão atual da cidade, entre outras perguntas. Ao final, a pesquisa normalmente pergunta em qual candidato o entrevistado votaria se a eleição fosse naquele momento.

Os entrevistadores devem ser muito bem treinados, afim de que garantam a imparcialidade na hora de aplicar a pesquisa, de modo que a pesquisa não se torne tendenciosa e reflita a realidade de fato.

A pesquisa eleitoral para presidente deve contar com as mesmas características, entretanto, a amostra deve ser muito mais ampla, já que será necessário que esta amostra cubra todo o território nacional.

5 fases do método estatístico

O método estatístico é constituído por 5 fases:

  • A primeira fase do método estatístico é a coleta de dados. Mas, antes de começar a coleta de fato dos dados, é preciso que sejam definidos os objetivos desta pesquisa, qual será a amostra da pesquisa e verificar se o objeto da pesquisa é realmente mensurável. Esta coleta de dados acontece mediante o registro das respostas, pode ser que o próprio pesquisado registre sua opinião em um formulário físico ou digital, e também pode ser que o próprio pesquisador anote as informações colhidas. A coleta de dados pode ter algumas características, de acordo com sua periodicidade e aplicação:
    • Pode ser uma coleta ocasional, usada para verificar uma situação peculiar, avaliar a aceitação de um produto novo no mercado e avaliar a opinião pública, por exemplo.
    • Pode ser uma coleta periódica, como no caso do censo, que é feito no Brasil a cada 10 anos.
    • Pode ser também uma pesquisa contínua, como por exemplo a presença dos deputados à câmara em Brasília, que deve ser feita no dia a dia.
  • A segunda fase é chamada de fase crítica, onde os dados coletados são conferidos, bem como é feita uma avaliação sobre as condições da coleta de dados, se foi feita conforme o planejamento prévio. É preciso se certificar de que os dados tenham sido coletados corretamente pelos pesquisadores, pois isso é fundamental para a validade da pesquisa.
  • A terceira fase é a apuração dos dados. Uma vez que os dados foram colhidos e feita a análise crítica da coleta, os dados são submetidos a tratamento, que pode ser eletrônico, por meio do uso de computadores, ou até mesmo manual. Nesta fase, se faz a contagem e a classificação dos dados colhidos pela pesquisa.
  • A quarta fase é a apresentação dos dados. Esta apresentação pode ser feita de diversas formas, dependendo da necessidade dos interessados na pesquisa. Deve ser feita de maneira clara e objetiva, pois o intuito é que os interessados não tenham nenhuma dificuldade em interpretar as informações expostas em tabelas, gráficos ou lista de dados.
  • A quinta e última fase do método estatístico é a análise dos resultados. Todo o trabalho realizado pela pesquisa estatística deve resultar em uma conclusão. Se uma pesquisa é feita, é com o objetivo de descobrir alguma coisa, ou verificar se uma opção é melhor do que a outra e etc. Neste sentido, o resultado da pesquisa deve conduzir à tomada de alguma decisão. E esta decisão pode ser, até mesmo, a realização de uma nova pesquisa, caso haja algum problema com a pesquisa inicial.

Amostragem pesquisa eleitoral

População é um conceito em estatística que representa o número dos entrevistados em uma pesquisa. A população é chamada de finita quando possui um número específico de entrevistados, como por exemplo os membros de uma comunidade pequena, alunos de uma sala de aula e assim por diante. Uma população infinita é aquela que é tão grande que é praticamente incontável, como por exemplo a população de uma grande capital ou de um país.

A amostra é uma expressão relevante da população, ou seja, é uma representação da população como um todo, e isso significa que a amostra deve refletir a população em suas características demográficas.

Quando se pensa na elaboração de uma pesquisa eleitoral, é necessário considerar o número de eleitores daquele município, ou mesmo, no caso de uma pesquisa para eleição presidencial, o número total de eleitores do país. Estas informações são obtidas por meio de pesquisas amplas e profundas como os censos demográficos. A partir das informações completas e detalhadas do censo é possível planejar as pesquisas estatísticas tendo em vista os objetivos das mesmas.

É impossível entrevistar ou consultar todos os eleitores, então ao invés de consultar toda a população, é colhida uma amostra que é variável. Por exemplo, numa população de 240.000 eleitores, pode ser feita uma pesquisa a partir de uma amostra de 2,5%, ou seja, 2.000 eleitores.

Pesquisa eleitoral 2014

A pesquisa eleitoral para presidente do Brasil foi a segundo turno, onde o representante do PSDB, o senador Aécio Neves, perdeu as eleições para a representante do PT, a então presidente da República Dilma Rousseff.

Este foi um dos processos eleitorais mais acirrados das últimas décadas no Brasil, culminando com a reeleição da presidente Dilma para um segundo mandato, este interrompido por um processo de impeachment que tomou lugar em 2016.

Intenções de voto para presidente 2018

As pesquisas de intenções de voto para presidente de 2018 contou apenas com nomes daqueles que são pré-candidatos à presidência, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-presidente é líder nas pesquisas, e em segundo lugar está o candidato do Partido Social Cristão, Jair Messias Bolsonaro.